XI DOMINGO DO TEMPO COMUM – Marcos 4,26-34
- “O Reino de Deus é como…” (v.26.30) (Parábolas): A linguagem deJesus para nos falar do agir de Deus no coração dos homens e de como acolhermos a sua presença é simples. Deus está no meio de nós, temos que reconhecer a sua presença. Mas, onde está Ele agindo? Por que não mostra sinais extraordinários? De algo insignificante se poderá esperar alguma coisa?
- Semeia-se sem saber como a semente produz fruto (v.27-29): Deus age misteriosamente no interior de nossa vida e da história. Nós fazemos a nossa parte, e sem se desesperar, confiamos que Deus faz a sua. Sim deixamos a Deus “trabalhar” conjuntamente com nós, tudo aquilo que nós façamos estará carregado de força e sentido.
- De ser a menor de todas as sementes, se torna a maior do que todas as hortaliças (v.31-32): Deus se faz presente no pequeno, no simples e ,às vezes, no insignificante aos olhos do mundo. A ação interior de Deus faz com que até o gesto mais simples seja presença eficaz do seu amor e do seu agir. Por isso, não devemos desapreciar o pequeno que nos é oferecido com amor. Também não, devemos descuidar os detalhes pequenos da vida porque neles pode estar a força escondida, mas eficaz de Deus.
O amor de Deus não se revela no espetacular, mas na força escondida do simples que brota da ação do Amor em nós e na história. Não desesperar, porque sabemos que ao fim de tudo, só brilhará o Amor e tudo aquilo que brotou d’Ele.