Nossas palestras

Conheça nossas palestras

Convivência familiar e comunitária: um Direito Fundamental

Você já compreende que Crianças e Adolescentes são sujeitos de direitos? A convivência familiar e comunitária é um direito fundamental, assegurado pela legislação Brasileira e Internacional. Garantir que crianças e adolescentes cresçam em um ambiente familiar acolhedor e saudável é de suma importância para o desenvolvimento integral destes sujeitos.​

1h30min

Público: Assistentes sociais, Conselheiros Tutelares, Educadores e Famílias;

Maria de Nazaré: mulher, mãe e discípula

Queres conhecer um pouco mais do projeto de vida dessa jovem de Nazaré, que se tornou a mãe a mãe de Jesus? Maria que os cristãos tanto veneram é testemunha de fidelidade e generosidade ao convite de Deus para participar da história da nossa Salvação. Maria é sinal concreto de como cada ser humano pode deixar-se transformar pelo amor misericordioso do Senhor.

1h15min

Público: Agentes de pastoral e todos aqueles que se interessam pela figura de Maria.

Amar e ser amado: uma experiência que toca a alma humana

O Amor é, ao mesmo tempo, dom e tarefa. Não esqueçamos que o outro é um mistério profundo que precisa ser amado e cuidado. Só o amor pode ser o fundamento de uma relação duradoura. Portanto, coloque em primeiro lugar essa nobre tarefa de amar.

1h15min

Público: casais, famílias.

 

A educação e a contínua arte de recomeçar e cuidar

Educação é a tarefa de todos aqueles que acreditam que o ser humano é capaz de ser sujeito da sua própria história. É uma atividade exigente e desafiadora, mas ao mesmo tempo encantadora e mobilizadora. Só educa quem tem a alma guiada pelo amor e pelo cuidado.

1h15min

Público: Educadores, famílias.

 

Os desafios de ser pai e mãe na sociedade contemporânea

Diante das dificuldades que os pais encontram em relação à educação dos filhos, estamos disponibilizando uma palestra de informação e orientação, com o intuito de dar aos pais/responsáveis um suporte tanto teórico, quanto prático no que se refere aos inúmeros desafios de ser pai e ser mãe na sociedade atual.

1h15min

Público: casais, famílias.

 

Depressão e suicídio

Analisando a nossa sociedade, podemos perceber que são vários os fatores que contribuem para que os sujeitos na contemporaneidade sofram de depressão. Observamos que o tipo de subjetividade na contemporaneidade está cada vez mais vazia, acredita-se que mesmo com o avanço da tecnologia as pessoas sofrem de “solidões”. O sujeito deprimido é capaz de fazer qualquer coisa para acabar com a sua dor. Prova disso são os índices de suicídios cada vez mais elevados. Essa palestra propõe justamente um diálogo aberto sobre depressão e suicídio, com o objetivo de quebrar tabus e salvar vidas.

1h15min

Público: Educadores, famílias.

 

Limites sem culpa

Observa-se que o avanço dos meios de comunicação e a influência desses no desenvolvimento psicoafetivo das crianças e adolescentes e o ativismo diário dos pais em busca da sobrevivência e do bem estar de seus filhos, esta formando uma geração sem limites, onde para compensar a ausência os pais alcançam tudo o que os filhos pedem e temem colocar limites para não perder a proximidade e o carinho dos mesmos. O limite é necessário. Faz crescer e amadurecer facilitando a formação de um sujeito autônomo que viva sua vida com responsabilidade e liberdade diante dos desafios do mundo.

1h15min

Público: casais, famílias.

 

Projeto de Vida

A palavra “projeto”, vem do latim “pro-jectus” igual a “lançado a…” É  preciso aprender a projetar no futuro os sonhos e traduzi-los sob a forma de objetivos, de metas e prazos para a sua realização, além de empregar uma boa dose de cuidados, determinação e obstinação pessoal para isso. Com esta palestra oferecemos aos jovens razões válidas e instrumentos metodológicos úteis à elaboração do próprio projeto de vida.

1h15min

Público: Adolescentes, Jovens.

 

Contribua com a Domus A.S.F e ajude uma família:

Depósito no Banco do Brasil

Agência: 0339-5

CC: 49086-5

Beneficiário: Associação Apóstolas da Sagrada Família