A VIDA É COMO “UMA VENTANIA MUITO FORTE”.

Padre Juan Diego comentando o Evangelho

XII DOMINGO DO TEMPO COMUM – MARCOS 4,35-41

1. As agitações da vida: Como os discípulos também nós experimentamos que a vida é como “uma ventania muito forte” (v.37). O problema não são as situações adversas, mas a atitude que assumimos. Experimentamos o medo que nos paralisa como aos discípulos que ficaram apavorados (cfr.38). Porém, os momentos críticos da nossa vida são sempre uma oportunidade para “medir” a nossa fé. Crer quando tudo é “tranquilo” pode ser até fácil… mas, realmente confiamos quando na nossa vida o mar se agita?

  2. Fazer a travessia: É preciso enfrentar as situações críticas de nossa vida. Como crentes qual é a nossa atitude e resposta? As nossas forças não são suficientes; às vezes como Pedro confiamos mais nas nossas seguranças que na presença do Senhor. “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” (v.38)…  A quem gritamos quando experimentamos a força da contrariedade?

  3. Reconhecer Jesus como o Senhor: Só é possível fazer a travessia com a graça d’Aquele que se mostra como Senhor: “Silencio! Cala-te” (v.39).  Assim, Jesus é aquele que tem poder para nos salvar e para vencer em nós tudo aquilo que é contrário ao amor, tudo aquilo que enche de medo e temor o nosso coração. Jesus vence a causa dos nossos medos (v.39.41), mas nos pede a fé “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé” (v.40), a confiança n’Ele e não  o simples entusiasmo . Jamais Jesus está longe, mesmo que existam ameaças e Ele não se veja (cfr. v.38). Com Ele “uma grande calmaria” (v.39) nos acompanha.

Para poder vencer a agitação das ondas e o vento contrário é preciso crer que Jesus é “verdadeiramente, o Filho de Deus” (cfr.v.41). Mesmo que às vezes seja noite somos convidados a descobrir a presença de Deus que jamais nos abandona.

Acompanhe também outras reflexões: http://www.ihu.unisinos.br/610276-a-forca-sedutora-das-margens

JUAN DIEGO ARISTIZÁBAL, PSS Sacerdote da Companhia dos Padres de São Sulpício (Sulpicianos). Bacharel em Filosofia e Teólogo pela Universidade Pontifícia Bolivariana, Medellín. Mestre em Teologia Dogmática com ênfase em Antropologia teológica pela Universidade Pontifícia Gregoriana. Doutorando em teologia dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma.

Contribua com a Domus A.S.F e ajude uma família:

Depósito no Banco do Brasil

Agência: 0339-5

CC: 49086-5

Beneficiário: Associação Apóstolas da Sagrada Família

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?