COMEMORAÇÃO DOS FIÉIS DEFUNTOS
1. O amor é mais forte do que a morte. Deus nos prometeu amor eterno. “E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5). “Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia. Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6, 39-40).
2. O Batismo nos enxerta neste amor de Deus em Cristo, por isso participaremos da ressurreição. “Se acreditamos que Jesus morreu e ressuscitou, do mesmo modo, Deus levará com Jesus os que em Jesus tiverem morrido” (1Tes 4)
3. Rezamos pelos defuntos como uma experiência de comunhão de amor. Porque acreditamos no Amor, sabemos que o Amor não entrega à morte àqueles que ama.“Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: Quem comer deste pão viverá eternamente” (Jo 6).