III DOMINGO DO ADVENTO – JOÃO 1,6-8.19-28
Hoje celebramos o Domingo “Gaudete” ou da alegria, pois está perto a celebração do Natal, da vinda do Senhor. “Estai sempre alegres!” (1Tes5,16). O que significa para nós?
1. Alegrar-nos por uma presença: João Batista nos introduz nesta realidade: “Aplainai o caminho do Senhor” (v.23). De fato, o Senhor está entre nós: “no meio de vós está aquele que vós não conheceis” (v.26). Assim, a causa da nossa alegria não é uma circunstância, mas uma pessoa: Jesus Cristo.
2. Alegrar-nos porque esta presença nos traz a salvação: “enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; para proclamar o tempo da graça do Senhor” (Is61,1). O Senhor veio, vem e virá para revelar-nos o amor, para tirar-nos de tudo aquilo que nos destrói. A nossa alegria brota de uma promessa, o amor eterno de Deus revelado em Jesus Cristo.
3. Alegrar-nos em fazer o bem: Quem vive na alegria do amor de Deus sabe discernir para fazer sempre o bem: “examinai tudo e guardai o que for bom. Afastai-vos de toda espécie de maldade!” (1Tes5,21-22). A alegria nos leva a oferecer a totalidade de nossa vida ao Deus que nos gera gozo: “e que tudo aquilo que sois espírito, alma e corpo seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!” (1Tes 5,23).
Alegremo-nos porque em Jesus Cristo se nos tem revelado a maior alegria: a de sermos amados eternamente pelo mesmo Amor. Que sejamos sinais deste amor e assim, gerar alegria em muitos corações que não conhecem este gozo.